• Profº Perrud

Porque é importante estudar redação?

Atualizado: Abr 2

É muito comum que se questione o porquê de se estudar redação, seja por jovens que estão se preparando para o vestibular, seja por pessoas que estão voltando a estudar agora para conquistar a vaga na faculdade.

Muitos questionam por preguiça ou medo dela, já outros afirmam que escrevem bem e, por isso, não se dedicam a estudar a fundo esse tópico (que como veremos abaixo, é a diferença entre conseguir ou não a vaga na faculdade).

Sabendo disso, vou apresentar aqui três motivos básicos que mostram que a redação é uma das partes mais importantes para se estudar para o ENEM.

Espero que você entenda assim, a importância de se estudar redação.



A redação é fácil de aprender


Enquanto outras áreas do conhecimento, como a matemática ou química, pedem várias horas de estudos semanais, a redação pode muito bem ser aprendida com pouco tempo, visto que outras matérias são muito teóricas, enquanto a redação é muito mais prática, precisando de menos teoria.

Para confirmar isso, vejamos a Matriz de Referência do ENEM de 2019 por exemplo, abaixo segue tudo o que ela exige que o aluno saiba apenas para “Matemática e suas tecnologias”:

Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.

Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.

Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.

Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e dos 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.

  1. Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

Enquanto isso, o mesmo ENEM pede apenas 5 conhecimentos do aluno, para que esse saiba escrever uma boa redação:

“Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa”

2. “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”

3. “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”

4. “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”

5. “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”

Ou seja, fica claro a diferença entre o conteúdo cobrado para outras áreas da disciplina e a redação. Mas não é só uma questão de conteúdo, enquanto na matemática você precisa aprender a teoria sobre cada assunto e treina-los separados, na redação você pratica as cinco competências ao mesmo tempo.

Por isso, que em cursinhos presenciais o aluno passa várias horas por semana em cada matéria, mas passa pouquíssimo tempo com redação – esta precisa de pouca prática e esforço por parte do aluno. E como veremos a seguir, é um investimento que retorna frutos.



Na redação é possível chegar aos mil pontos


Não só é possível, como é mais provável de se chegar em mil pontos na redação do que em outros conteúdos.

Vejamos um simples infográfico.

Ou seja, por conta do TRI (que explicarei em outro post), mesmo que o candidato acerte todas as questões objetivas em outras áreas do conhecimento, ele não atinge os mil pontos.

Contudo, no mesmo ENEM de 2019, 53 alunos conquistaram mil pontos na redação.

Portanto, a redação é um investimento de pouco tempo, como visto anteriormente, e com muitos resultados, fazendo uma redação por semana, o aluno já consegue atingir notas acima da média. Se mesmo assim você acha que pode ignorar a redação, sinto lhe informar, mas como veremos, a redação é obrigatória para entrar na maior parte das universidades.



A redação é a diferença entre entrar ou não na faculdade


Vamos supor que você queira fazer medicina e tenha deixado de estudar as outras matérias para estudar só biologia e química, e mesmo assim, você conseguiu uma excelente média no Sisu, tudo certo para entrar na faculdade, certo?

Errado, se conferirmos o Termo de Adesão da USP para o curso de medicina por exemplo, veremos que é esperado uma nota mínima do participante.

Além disso, o Sisu ainda definiu a redação como critério primeiro de desempate, isso significa, que em caso de se dois concorrentes estiverem concorrendo com a mesma nota, aquele que foi melhor na redação fica com a vaga.

E o mesmo se verifica para os cursos mais concorridos no Sisu e ProUni, é preciso uma boa nota em redação, independente do que você queira seguir.

Aliás, em muitos cursos não tão concorridos, a redação ainda é a diferença entre conseguir a vaga ou não, pois como ela é a única que chega a mil pontos, ela tem o potencial de aumentar sua a média!


Conclusão


A redação é fácil de aprender, precisa de pouco tempo e é importante para todos os cursos, portanto, recomendo que foque nela, não tem nenhum motivo para ela ser deixada em segundo plano.

Por isso, minha metodologia se baseia em entender aonde o aluno quer chegar, adaptando todo os ensinamentos para tal, de acordo com suas dificuldades, quer conhecer melhor?

Clique aqui.

Lembrando que você pode assinar a newsletter no fim da página, para receber dicas de estudo direto no seu e-mail.

Bons estudos.

E lembre-se, viver pode ser bom.

c:

Que tal receber um aviso sempre que sair coisa nova?

Vamos ver como funciona?

Cada aluno tem suas metas, dificuldades e facildades. Por isso minhas aulas e correções de redação são feitas de forma única e personalizada, se adaptando ao tempo do aluno - tudo a

um preço justo.

Com material gratuito, relatório e tudo o mais para ajudar o aluno

  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Vinicius Perrud